Ensino a distância

FAQs. Aulas em regime de ensino a distância

Desde dia 02 de abril, retomaram-se as atividades letivas através de ensino a distância!

Consulte aqui as recomendações da ESEP para otimizar a sua experiência de ensino a distância.

Onde serão realizadas as aulas?

Para as aulas por ensino a distância será utilizada a ferramenta Colibri. Esta ferramenta é compatível com vários dispositivos e plataformas e, para além de PC, também estão disponíveis as respetivas Apps no Google play e na App store.

Como acedo às aulas?

As aulas serão realizadas a partir de sessões Colibri. Os docentes disponibilizarão os links dessas sessões na PERA e/ou no Moodle da ESEP, dentro da respetiva página de unidade curricular. Para aceder à aula basta clicar no respetivo link e seguir os passos indicados.

Como sei que aulas vou ter?

A consulta do horário faz-se da mesma forma que fazia até então, ou seja, através do portal da ESEP. A única alteração será a sala que passará a ser “Ensino a distância”.

Como faço para registar a minha presença?

O regime de avaliação e frequência continua em vigor, pelo que foi efetuada uma adaptação à PERA para permitir o registo de presença através da passagem virtual do cartão. No Moodle, foram disponibilizados no endereço Manuais PERA que explicam todos os passos necessários. Em resumo deve:

  1. Aceder à PERA;
  2. Consultar as aulas do dia;
  3. Após o professor efetuar a abertura da aula; 
  4. Efetuar “Passar o cartão”;
  5. Fazer “assistir aula” para iniciar sessão Colibri;
  6. Apenas precisa de “passar o cartão” no fim caso se ausente antes do final da aula.

As aulas poderão ser gravadas?

A gravação das aulas é da responsabilidade do docente e esse processo será sempre articulado com os estudantes. Nesses casos, posteriormente, as aulas ficarão disponíveis a partir do Moodle.

Não tenho computador. Como faço?

Caso não tenha computador ou esteja com dificuldades técnicas no seu equipamento, entre em contacto com o SIGA-SI para encontrarmos uma solução.

Instalação do Microsoft Office 365 Educação. Como faço?

Quem pode utilizar?

O Office 365 encontra-se acessível a todos os estudantes, docentes internos e pessoal técnico-administrativo, com uma conta de correio eletrónico no domínio @esenf.pt e enquanto mantiverem uma relação ativa com a ESEP.

Como obter o Office 365?

Para poder fazer download do Office 365 para o seu computador pessoal, terá de solicitar a ativação do serviço através da respetiva opção no SIGAI. Posteriormente, receberá do SIGA-SI a informação da conclusão do processo de ativação.

O SIGA-SI está disponível para o apoiar neste processo.

Mais informações