ERASMUS+

ERASMUS +

O Programa Erasmus+ é um programa de ensino e formação da União Europeia (UE), que promove atividades de mobilidade (para estudantes, pessoal docente e não-docente) e de cooperação transnacional, ao nível do Ensino Superior, num total de 33 países europeus: 27 Estados-Membros da União Europeia; Estados EFTA/EEE (Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça) e Estados candidatos à UE (Croácia e Turquia).

O Erasmus+ é, assim, o novo programa da UE para a educação, formação, juventude e desporto. Este Programa consolida sob um único quadro de apoio as áreas da educação, formação, juventude e desporto e outros programas internacionais.

Ações do programa ERASMUS+ ativas na ESEP

  • Mobilidade de Estudantes para Estudos (SMS)
  • Mobilidade de Estudantes para Estágio (SMP)

Outgoing

Esta secção contém informação dirigida aos estudantes da ESEP que pretendam frequentar instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras ou fazer estágios profissionais em regime de mobilidade para outra instituição (designada por mobilidade outgoing) no âmbito do programa de mobilidade internacional ERASMUS+.

Toda a mobilidade Erasmus+ é regulada por carta assinada pela ESEP, designada por Carta Universitária ERASMUS – EUC (2014 – 2020) Erasmus Policy Statement (Overall Strategy)

O que é o programa Erasmus+?

O programa Erasmus+, criado pela Comissão Europeia, abrange a mobilidade de estudantes/recém-graduados entre IES europeias e entre essas instituições e organizações públicas ou privadas ativas no mercado de trabalho, garantindo aos jovens europeus a possibilidade de efetuarem uma parte do seu percurso de aprendizagem noutro EstadoMembro.

Tal como refere no vídeo de apresentação, o Programa Erasmus+ é um programa de ensino e formação da União Europeia (UE), que promove atividades de mobilidade (para estudantes, pessoal docente e não-docente) e de cooperação transnacional, também ao nível do Ensino Superior, num total de 33 países europeus: 27 Estados-Membros da União Europeia; Estados EFTA/EEE (Islândia, Liechtenstein, Noruega, Suíça) e Estados candidatos à UE (Croácia e Turquia).

Quem se pode candidatar ao programa?

No âmbito da mobilidade de estudantes, o programa Erasmus+ permite aos estudantes de mestrado da ESEP e aos de licenciatura que tenham concluído, no mínimo, 45 ECTS, estudarem noutro país por um período de tempo entre 3 e 12 meses (no caso de UCs de práticas clínicas poderá ter a duração de 2 meses).

Podem ainda candidatar-se os recém-graduados para fins de realização de mobilidade em instituições ativas no mercado de trabalho.

Para saber mais, consulte o Regulamento de mobilidade.

Quais são os locais de mobilidade a que me posso candidatar?

Consulte a lista de entidades parceiras da ESEP na mobilidade internacional.

Como me posso candidatar?

O período de candidaturas à mobilidade Erasmus é definido anualmente, sendo divulgada informação nos locais habituais de informação da ESEP (website e redes sociais). Antes desta fase é necessário realizar uma pré-candidatura em que os estudantes demonstram interesse em participar em atividades além fronteiras.

Mais informações