Concurso ao abrigo do regime de reingresso

Reingresso é o ato pelo qual um estudante, após a interrupção dos estudos num dos cursos em funcionamento na ESEP, se matricula na mesma instituição e se inscreve no mesmo curso ou em curso que lhe tenha sucedido.

Datas importantes

  • Candidatura: de 25 a 29 de junho de 2018
  • Decisões sobre as candidaturas: até 13 de julho de 2018
  • Audiência de interessados: até 24 de julho de 2018
  • Matrícula e inscrição: de 27 a 31 de agosto de 2018
  • Pedido de creditação de unidades curriculares: até 10 dias úteis, contados da data da matrícula/inscrição no curso

Candidaturas 2018/2019

 Nota importante: Esta publicação não dispensa a consulta da documentação relacionada, designadamente, os regulamentos e editais respetivos.

1. A candidatura ao regime de reingresso não está sujeito a limitações quantitativas.

2. A candidatura deve ser apresentada, exclusivamente, através do preenchimento e da submissão online do formulário eletrónico disponível no botão “Candidatura online”, instruído dos seguintes documentos:

  • Documento, emitido por instituição de ensino superior, em que conste o curso a partir do qual se candidata e o respetivo ano de ingresso:
    • Os estudantes que tenham estado matriculados e inscritos em instituição de ensino superior estrangeira deverão entregar documento comprovativo de que o curso a partir do qual se candidatam é definido como de nível superior pela legislação do país em causa (Declaração do NARIC/DGES).
  • Documento comprovativo das classificações nos exames nacionais de um dos seguintes conjuntos:
    • Biologia e GeologiaOUBiologia e Geologia e Física e QuímicaOUBiologia e Geologia e Matemática A
  • Declaração, sob compromisso de honra, devidamente datada e assinada, de que não concluiu o curso a partir do qual se candidata;
  • Comprovativo do pagamento dos emolumentos devidos pela candidatura (€50,00).

3. Os candidatos deverão, ainda, apresentar os documentos que permitam aferir o cumprimento dos critérios de seriação previstos no artigo 11.º do Regulamento dos regimes de reingresso e mudança de par instituição/curso da ESEP.

4. Os candidatos que disponham dos documentos a que se refere o número 2 arquivados na ESEP estão dispensados de os entregar novamente, salvo se os mesmos carecerem de atualização, devendo anexar ao formulário de candidatura declaração em que conste essa informação.

5. No ato da matrícula/inscrição, os candidatos colocados terão de apresentar documento comprovativo da satisfação do pré-requisito do Grupo B, nos termos do anexo I da Deliberação n.º 218/2018, de 26 de fevereiro, da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior.

Quem pode requerer o reingresso?

Na Licenciatura em Enfermagem (CLE) podem requerer o reingresso os estudantes que, cumulativamente:

  • Tenham estado matriculados na ESEP, ou numa das escolas que lhe deu origem, e inscritos no mesmo curso ou em curso que o tenha antecedido.
    Consideram-se cursos que antecederam o CLE, os Cursos de Licenciatura em Enfermagem, das escolas que deram origem à ESEP, o Curso de Bacharelato em Enfermagem, o Ano Complementar de Formação em Enfermagem e o Curso Complementar de Formação em Enfermagem, das escolas que deram origem à ESEP.
  • Não tenham estado matriculados e inscritos no mesmo curso no ano letivo anterior àquele em que pretendem reingressar.
  • No caso de candidatos cujas matrículas tenham caducado por força da aplicação do regime de prescrições a que se refere o n.º 2 do artigo 5.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de agosto, apenas podem ser admitidos por reingresso após o decurso de dois semestres consecutivos, nos termos do regulamento de prescrições em vigor na ESEP.
Nota importante: Esta publicação não dispensa a consulta da documentação relacionada, designadamente, os regulamentos e editais respetivos.

Conteúdos programáticos

Documentação útil

Mais informação & esclarecimentos

Consulte o regulamento dos regimes de reingresso e mudança de par instituição/curso.
Consulte o edital de abertura de concurso.
ESEP - Serviços Académicos: academica@esenf.pt