Mestrados

Mestrados

A consolidação de competências avançadas ao longo da vida é, atualmente, um passo natural para todos aqueles que ambicionam construir, com sucesso, um percurso profissional sólido e pretendem ter um potencial diferenciador no mercado de trabalho. A pensar nisso, a Escola Superior de Enfermagem do Porto tem apostado no reforço e na variedade da sua oferta de cursos de 2.º Ciclo (Mestrados).

Nota: A informação contida nesta página não dispensa a consulta de regulamentos e editais aplicáveis.

A ESEP informa que, em princípio, esta será a última edição dos cursos de pós-licenciatura, assim como dos mestrados, de cariz clínico, no atual formato. A ESEP, apostando no desenvolvimento do conhecimento formal em Enfermagem e respondendo aos novos modelos de desenvolvimento profissional aprovados pela Ordem dos Enfermeiros, nomeadamente os que dizem respeito à obtenção do Título de Enfermeiro Especialista (Regulamento de atribuição do título de enfermeiro especialista da OE, Regulamento nº 392/2018), está a preparar novos cursos de pós-graduação e de mestrado de cariz clínico, que irá submeter para aprovação e acreditação nos prazos definidos nos dispositivos legais e regulamentares em vigor.
Os novos mestrados de cariz clínico, uma vez aprovados, irão entrar em funcionamento em 2020, eventualmente, ainda durante o segundo semestre do ano letivo 2019/2020.
Confirmando-se a abertura de novos cursos de pós-licenciatura ou mestrados, a ESEP assegurará aos estudantes com matrícula ativa um modelo de transição dos atuais planos de estudos para os novos.
Nota importante: Esta publicação não dispensa a consulta da documentação aplicável, designadamente os editais de abertura de candidaturas e os respetivos regulamentos aplicáveis.

Provas de Mestrado

Candidaturas encerradas

Quem se pode candidatar?

Podem candidatar-se a um mestrado da Escola Superior de Enfermagem do Porto os interessados que cumpram uma das seguintes condições:

  • Sejam titulares de licenciatura, ou habilitação equivalente, em Enfermagem;
  • Sejam titulares de um grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos em Enfermagem, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, com a duração de 240 ECTS;
  • Sejam titulares de grau académico superior estrangeiro ou os detentores de um currículo científico ou profissional que vejam o respetivo título e/ou currículo previamente reconhecido pelo Conselho Técnico-Científico da ESEP.

Como fazer a candidatura?

A candidatura deverá ser formalizada através de requerimento online.

Nesse formulário deverá submeter os seguintes documentos:

  • Documento comprovativo da titularidade do grau de licenciado em enfermagem, ou equivalente legal, indicando a data de obtenção e a respetiva classificação final;
  • Quando aplicável (conferir edital), cédula profissional atualizada ou certificado de inscrição na Ordem dos Enfermeiros;
  • Quando aplicável, documento comprovativo da dispensa de inscrição na Ordem dos Enfermeiros (aplicável apenas a enfermeiros estrangeiros);
  • Documento comprovativo do pagamentos dos emolumentos devidos pela candidatura.

Resultados de candidatura
2019/2020 > 1.ª a 4.ª Fase

Mais informações